Projeto

MinistĂ©rio PĂșblico e Mobilidade Urbana

Sobre o Programa

Gerente: Yuri Lopes de Mello

Projeto MinistĂ©rio PĂșblico e Mobilidade Urbana – GNDH 2013

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 37, caput, prevĂȘ que a administração pĂșblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da UniĂŁo, dos Estados, do Distrito Federal e dos MunicĂ­pios obedecerĂĄ aos princĂ­pios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiĂȘncia

Para obtenção da mĂĄxima eficiĂȘncia administrativa, impĂ”e-se a aplicação das tĂ©cnicas gerenciais, por meio das funçÔes classicamente idealizadas por Henri Fayol, consistentes em: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.

Destarte, cabe ao MinistĂ©rio PĂșblico atuar de forma coordenada, em Ăąmbito nacional, a fim de alcançar os objetivos especĂ­ficos.

[…]

O MinistĂ©rio PĂșblico Brasileiro, consciente do seu papel institucional na defesa de interesses sociais, e diante da insatisfação da sociedade brasileira com os serviços que lhe sĂŁo ofertados pelo poder pĂșblico, propĂ”e a criação do Projeto Nacional “MINISTÉRIO PÚBLICO E MOBILIDADE URBANA”, atravĂ©s do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais – CNPG, do Grupo Nacional de Direitos Humanos Promotor de Justiça Rossini Alves Couto – GNDH e do Grupo Nacional de Combate Ă s OrganizaçÔes Criminosas – GNCOC, visando buscar meios de exigir polĂ­ticas mais efetivas que melhorem as condiçÔes da mobilidade urbana nas cidades, com enfoque no transporte pĂșblico coletivo.

Esse Projeto tem como escopo instituir uma atuação articulada e coordenada, em Ăąmbito nacional, culminando com apresentação dos resultados colhidos pelo MinistĂ©rio PĂșblico Brasileiro, ao CNPG/GNDH/GNCOC, no dia 14/12/2013.

Planejamento Estratégico MPBA

Em 2014, atravĂ©s do Ato Normativo n° 006, foi instituĂ­da, no Ăąmbito do MinistĂ©rio PĂșblico do Estado da Bahia, a “ComissĂŁo de Mobilidade Urbana”, com a finalidade de discutir e adotar as providĂȘncias necessĂĄrias Ă s questĂ”es de mobilidade urbana no Estado da Bahia. A ComissĂŁo serĂĄ composta pelos Coordenadores do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CEAMA, que o coordenarĂĄ, do Centro de Apoio Operacional Ă s Promotorias de Justiça da Cidadania – CAOCI, do Centro de Apoio Operacional de Segurança PĂșblica e Defesa Social – CEOSP, e do Centro de Apoio Operacional Ă s promotorias de Justiça do Consumidor – CEACON. O PROJETO MOVIMENTA – PLANEJANDO A MOBILIDADE URBANA visa alinhar-se com as diretrizes propostas pelo PROJETO NACIONAL MINISTÉRIO PÚBLICO E MOBILIDADE URBANA DO GNDH – GRUPO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, alĂ©m de atender e executar a seguinte iniciativa estratĂ©gica:
OBJETIVO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA
INICIATIVA ESTRATÉGICA
Fortalecer as alianças estratégicas
Estabelecer parcerias para a consecução de objetivos comuns ou complementares com os poderes constituĂ­dos, MinistĂ©rio PĂșblico Federal e Defensoria PĂșblica Estadual.
Estabelecer parcerias com o Poder Executivo estadual e municipal para definição de polĂ­ticas pĂșblicas que promovam a melhoria da mobilidade urbana.

Este projeto visa exigir dos Gestores Municipais das cidades a elaboração, de forma participativa, os Planos de Mobilidade Urbana, promovendo o devido acompanhamento e subsidiando a sua construção, para que sejam atendidas, de forma plena, as necessidades das populaçÔes residentes nas referidas cidades, em conformidade com os requisitos da Lei n.Âș 12.587/2012.

A mobilidade urbana Ă© uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores pĂșblicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluçÔes para o trĂĄfego de 3,5 milhĂ”es de novos veĂ­culos que, a cada ano, passam a circular pelas vias urbanas do paĂ­s, alĂ©m da frota atual de 75 milhĂ”es e o MinistĂ©rio PĂșblico precisa estar atento para fiscalizar e cobrar o cumprimento dessa polĂ­tica pĂșblica.

Pular para o conteĂșdo