Pesquisas Origem-Destino
O que é:
“Também chamada de Pesquisa OD, esta serve para descobrir de onde e para onde as pessoas se deslocam dentro da malha urbana, quais são as motivações das viagens (trabalho, estudo, lazer etc.), os horários de saída e de chegada e os meios de transporte utilizados para isso.
Os dados são cruzados com variáveis socioeconômicas, como renda e escolaridade. Sabendo esses detalhes, os gestores públicos podem compreender como o sistema de transporte atende à população, projetar os impactos do crescimento previsto para a cidade e planejar investimentos.”
Para que serve:
“A Pesquisa Origem Destino contribui, principalmente, para o transporte público. Com base em seus dados, é possível saber onde são necessárias novas linhas de ônibus ou terminais, bem como se é necessário aumentar a frota ou criar modais de transporte.
Também é possível fazer projeções para saber se novos projetos vão resolver os problemas existentes. Tendo em vista a necessidade de estimular outros meios de mobilidade, além do automóvel, a Pesquisa Origem Destino ajuda a definir quais intervenções são necessárias para isso. Analisando os dados, é possível saber onde devem ser construídas novas ciclovias e quais regiões precisam de melhorias nas calçadas, para estimular a mobilidade a pé ou de bicicleta.”
Como são feitas:
“Os levantamentos são realizados por amostragem, com o sorteio de quais domicílios serão entrevistados para atender a todos os requisitos de validade da pesquisa, com as consultas realizadas presencialmente.
Por sua complexidade, as Pesquisas Origem Destino costumam ser aplicadas em intervalos de, pelo menos, dez anos.”